Nosso blog

Encontre noticias sobre o mundo de tecnologia, e o que esta rolando na SilliS

SÃO PAULO TEM UMA CÂMERA DE SEGURANÇA PARA CADA DEZ HABITANTES

Pelas câmeras instaladas no Parque do Ibirapuera, é possível acompanhar tudo o que acontece, em detalhes. O equipamento amplia em 35 vezes e mostra o que está a dois quilômetros de distância. As câmeras também emitem um alerta para chamar a atenção do operador para qualquer situação fora do normal.

Perto dos monumentos, o aviso é de vandalismo. No centro da cidade, o equipamento chama a atenção pra atividade suspeita. A câmera é programada pra identificar irregularidades e faz tudo sozinha. “Ela roda sozinha, ela identifica sozinha e ela alarma sozinha. A partir daí é que operador assume a câmera e começa a monitorar movimento para ver se aquela suspeita procede ou não procede”, explica Paulo Rogério de Souza, da Central de Telecomunicações da Guarda Metropolitana.

As imagens cedidas pela Polícia Militar mostram a rapidez das operações. Em uma delas, duas pessoas em uma moto chamam a atenção do sistema. Em 12 minutos a PM chega, examina a moto, os ocupantes, os documentos e libera.

As câmeras também consultam cerca de dez mil placas de carros por mês. Em poucos minutos o homem que estava com um carro roubado foi preso. Com esse sistema, a polícia recupera um veículo por semana.

A Polícia Militar também conta com recursos bem parecidos com aqueles usados em TV para grandes eventos. Na unidade móvel, dá para acompanhar em tempo real as imagens feitas pelas câmeras instaladas em diferentes lugares. As imagens são feitas pelo helicóptero, por motos, ou com câmeras especiais.

“Através do calor do corpo humano, nós conseguimos identificar onde está esse criminoso. É a tecnologia em prol da segurança pública”, diz Capitão Cleodato Moisés, porta-voz da Polícia Militar – SP.

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2012/09/sao-paulo-tem-uma-camera-de-seguranca-para-cada-dez-habitantes.html

Compartilhe este conteudo

Avatar IA
Faça seu orçamento
Lis Assistente comercial