Nosso blog

Encontre noticias sobre o mundo de tecnologia, e o que esta rolando na SilliS

ROCINHA RECEBE UPP


A Rocinha, maior favela do Brasil, ganhou nesta quinta (20) uma Unidade de Polícia Pacificadora.

Nova York, Paris, Milão, Rocinha.

“Isso aqui é uma cidade, e grande”, disse um morador.

São 70 mil habitantes. A favela mais populosa do Brasil recebeu nesta quinta (20) a maior de todas as UPPs. Serão 700 policiais.

A tropa de elite da PM ocupou a Rocinha em novembro do ano passado. A criminalidade diminuiu, mas não acabou. Em 10 meses, 13 pessoas foram assassinadas. Entre elas, dois policiais.

O trabalho dessa UPP vai ser mais difícil do que o das outras 27 já inauguradas. Além dos episódios recentes de violência, os carros só percorrem cerca de 10% da Rocinha. A maior parte do patrulhamento vai ser feita assim: por grupos de quatro policiais a pé.

“Eu mantenho meu condicionamento físico, porque pra subir e descer essas vielas, o policial tem que estar bem preparado”, afirmou a policial militar Evelyn Sena.

Suor e muita tecnologia. Cada equipe tem um rádio com GPS. Assim, na sala de controle, é possível saber onde está cada policial. E, dentro de cinco meses, 100 câmeras vão vigiar a comunidade.

“Eu moro aqui há 40 anos. Agora tá nova vida, sossego, muito bem”, revelou um morador.

As forças de pacificação ganham apoio com pequenos gestos, como o conforto de atravessar uma rua com segurança.

“Ocupar é a parte mais fácil. Sedimentar o processo é que é mais complicado. Nós precisamos gerar oportunidades pra esses jovens, pra essas pessoas perceberem que é bem melhor estar do lado do estado do que do lado do tráfico”, afirmou o secretário de Segurança-RJ José Mariano Beltrame.

Trazer a paz é uma tarefa longa. O primeiro passo é mostrar que a lei também pode sorrir.

Fonte: “http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/09/rocinha-recebe-maior-unidade-de-policia-pacificadora-do-rio.html”

Compartilhe este conteudo

Avatar IA
Faça seu orçamento
Lis Assistente comercial